7 ideias para as crianças ajudarem na cozinha durante a quarentena
Voltar para o blog

7 ideias para as crianças ajudarem na cozinha durante a quarentena

Com o fechamento das escolas por causa da quarentena contra o coronavírus, as crianças vão precisar passar alguns dias em casa. Para entretê-las nesse período, é importante que elas participem de atividades domésticas, como organizar os brinquedos, arrumar a cama e regar as plantas. Cozinhar também é uma boa maneira de passar o tempo com os pequenos!

1. Faça café da manhã
Uma pesquisa da Universidade de Leeds, na Inglaterra, mostrou que as crianças que não tomam café da manhã têm um desempenho escolar ruim. Durante o isolamento, por mais que elas estejam em casa, não significam que precisam interromper os estudos. Então, antes que elas realizem as atividades escolares, chame-as para preparar comidinhas e começar bem o dia. A receita de pão de queijo de liquidificador é ótima para esse momento.

Chamar as crianças para a ajudar a cozinhar é uma maneira de passar o tempo durante a quarentena contra o coronavírus (Foto: Pexels/Creative Commons)

2. Ensine brincando (e cozinhando)
Envolver os pequenos no preparo das refeições é uma oportunidade de apresentar como os alimentos são antes de chegar no prato, os processos de cozimento e até como é possível evitar o desperdício. O sanduíche de carne louca com especiarias, por exemplo, leva cenoura, cebola, molho de tomate e canela em pau – que tal uma aulinha sobre esses ingredientes?!

3. Estimule a matemática
Para que as receitas sejam um sucesso, é preciso seguir direitinho o modo de preparo e respeitar a quantidade de ingredientes. Com isso, as crianças podem aprender ou reforçar o que já sabem de matemática. Uma dica é fazer o bolinho de chuva com confeitos no final da tarde, pois a receita tem quantidades específicas de fermento, açúcar, farinha e leite.

Bolinho de chuva e seus acompanhamentos  (Foto:  Tati Abreu/Editora Globo)

4. Alerte sobre a segurança
Ter as crianças na cozinha também é uma chance de mostrar quais itens elas devem ou não interagir. Cabos de panela virados para trás, o click do gás e o forno devem manuseados apenas por adultos. Você pode fazer esses alertas enquanto cookies com gotas de chocolate estão assando. Em tempos de coronavírus, também é importante lembrar que todos devem higienizar as mãos sempre antes me mexer com a comida.

5. Conscientize sobre o trabalho em equipe
Enquanto você mexe com as panelas no fogo, as crianças podem separar os ingredientes, jogar as embalagens dos produtos no reciclado ou lavar louças mais simples. Cozinhar também é um trabalho em equipe e os pequenos podem aprender a ajudar, compartilhar e respeitar as funções de cada um. O mac and cheese com requeijão é um bom prato para preparar e saborear com toda a família.

6. Incentive por meio da cultura
Uma pesquisa da Universidade de Tilburg, na Holanda, mostrou que as crianças que assistem programas de culinária comem mais saudável. Então que tal ligar a televisão e colocar séries sobre comida?! Além de estimular a alimentação saudável, é um incentivo para que os pequenos aprendam sobre os ingredientes.

7. Faça a hora do cinema
Antes de cair no sofá para assistir um filme no final do dia, convide as crianças para fazer pipoca caramelizada. A receita fica pronta em 30 minutinhos e vai deixar o momento do cineminha mais gostoso!

Pipoca doce (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)


Fonte: Casa e Jardim

Outros posts

  1. Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

    Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

        A Prize participa neste final de semana do maior evento do setor do interior do estado. O Salão do Imobiliário, promovido pelo Secovi Centro Gaúcho com patrocínio da Caixa, reúne excelentes empree...

  2. Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Ao alugar diretamente com o proprietário é preciso ter cautela e tomar alguns cuidados. Confira as dicas que separamos e encontre seu imóvel! Alugar imóveis sem a presença de um corretor ou imobiliár...

  3. Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

    Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

        Sou corretor de imóveis, com 10 anos de trabalho, gestor de equipe, projetista e perito avaliador. Sei o quanto é importante minha atuação frente aos meus clientes, mas acima de tudo, tenho plena...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imoveis Prize

Locação
(55) 98160-6206
Venda
(55) 99919-3400