Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário
Voltar para o blog

Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

Ao alugar diretamente com o proprietário é preciso ter cautela e tomar alguns cuidados. Confira as dicas que separamos e encontre seu imóvel!

Alugar imóveis sem a presença de um corretor ou imobiliária pode causar certo receio nos clientes e gerar maior desconfiança, mas se feito com cautela, é possível ter uma negociação agradável e sem traumas para ambas as partes. É importante que você, como pessoa interessada no imóvel, conheça seus direitos e deveres, além de ter alguma noção de como funciona o processo de locação de imóvel. Com esse artigo, visamos orientá-lo em relação aos cuidados necessários na hora de fechar negócio, para que você não caia em golpes ou seja lesado durante a tratativa com o proprietário da casa ou apartamento.

O primeiro passo de todos, e certamente o mais importante, é a confecção de um contrato detalhado! Não se pode pensar em qualquer que seja o tipo de negócio sem que um contrato esteja por trás para firmar o que foi combinado e garantir a sua segurança caso venha a ocorrer algum problema no meio do percurso. Nele, devem conter informações importantes como condições de valores, formas de pagamento, taxas (caso houver), datas e dados dos envolvidos.

Ainda que você deseje realizar todo o procedimento com maior liberdade sem o envolvimento de um corretor ou imobiliária, é importante que seja consultado um advogado para estruturação do contrato e garantia de que tudo sairá como previsto em lei.

Ele auxiliará vocês sobre a melhor forma de incluir pontos importantes como o que é direito e dever do cliente no que diz respeito a pagamento de taxas e tributos como o IPTU, por exemplo. 

Um olhar clínico na hora de visitar o imóvel vai prevenir problemas no futuro. Atente-se a situação da casa ou apartamento que você deseja alugar para cobrar do proprietário os reparos necessários antes de entrar para morar. Um item fundamental que precisa estar discriminado no contrato e é de responsabilidade de quem está ofertando o imóvel para aluguel é a vistoria.

Ela serve como garantia de que você tenha 100% de funcionamento em pontos fundamentais como rede elétrica e tubulação de água. Minúcia na vistoria ajuda a evitar curtos circuitos e vazamentos dentro do imóvel. Identifique possíveis rachaduras ou fios danificados.

Discutir detalhadamente o que é responsabilidade de cada parte envolvida na locação é uma forma de manter as coisas transparentes e estreitar laços com o proprietário do imóvel. Clareza nas conversas ajuda a ter mais abertura para discutir eventuais necessidades de reparos ou até mesmo sugerir melhorias para o ambiente.

Desta forma, você poderá morar com conforto e o dono do imóvel terá mais segurança sobre quem está ocupando o bem que lhe pertence pelo tempo em que o contrato estiver determinado.

Entenda com o dono do imóvel os benefícios e diferenciais presentes no mesmo. Se você tem carro, uma vaga de garagem é sempre bem-vinda. Caso tenha animais de estimação, uma casa ou apartamento que possibilite a criação dos bichinhos e atenda às suas necessidades estará à frente de outras opções presentes no mercado. Converse com o proprietário sobre todos esses detalhes e peça para que ele aponte se há algum diferencial que possa ser fator decisivo na hora de fechar negócio.

Por fim, nunca se esqueça de pesquisar sobre a região do imóvel para não ter surpresas como barulho excessivo não comunicado devido à proximidade com avenidas movimentadas, fábricas ou demais fatores que interfiram no ruído da área.

Além disso, atente-se ao que tem de infraestrutura no bairro, como terminais de ônibus e estações de metrô, escolas, hospitais e prontos socorros, supermercados, entre outros tipos de conveniência. Uma visita à região em horários mais movimentados, se possível, te dará um panorama de como deve ser morar por ali.

Caso consiga, aproveite para trocar algumas palavras como os moradores e pessoas que trabalham próximo do local.

Fonte: Imóvel Web

Outros posts

  1. Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

    Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

        A Prize participa neste final de semana do maior evento do setor do interior do estado. O Salão do Imobiliário, promovido pelo Secovi Centro Gaúcho com patrocínio da Caixa, reúne excelentes empree...

  2. Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

    Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

        Sou corretor de imóveis, com 10 anos de trabalho, gestor de equipe, projetista e perito avaliador. Sei o quanto é importante minha atuação frente aos meus clientes, mas acima de tudo, tenho plena...

  3. Tamanho padrão de um terreno

    Tamanho padrão de um terreno

    Por que uns terrenos são maiores? Entenda um pouco sobre o porquê dos diferentes tamanhos de lotes com dicas da arquiteta Mari Cecchini sobre construção em vários tamanhos de terrenos. Uma das carac...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imoveis Prize

Locação
(55) 98160-6206
Venda
(55) 99919-3400