Dicas e cuidados com o botijão de gás de cozinha
Voltar para o blog

Dicas e cuidados com o botijão de gás de cozinha

É verdade que o botijão de gás não é aquele item mais interessante dentro de uma cozinha. Muitas vezes ele só recebe atenção quando o gás acaba durante o preparo de uma refeição.
No entanto, dedicar alguns minutos do seu dia para o seu botijão de gás é importante para a segurança da sua família. Pequenos detalhes que passam despercebidos podem causar acidentes graves. Confira algumas dicas e cuidados:

Recuse botijões que não tenham o lacre na válvula

Esta é uma medida de segurança que você deve observar ao comprar o seu botijão. Não aceite lacres violados. Solicite a entrega de outro produto que não esteja com o lacre rompido e que seja de revendedores autorizados.

Verifique a validade do botijão

Ao receber o seu botijão observe a data de validade. Assim como qualquer produto, os botijões têm um prazo para vencer que é de 15 anos desde a sua fabricação e 10 anos após a requalificação. Além disso, não aceite botijões enferrujados ou amassados.

Cuidados com a mangueira

A mangueira deve ser ajustada ao seu fogão usando apenas as braçadeiras originais e específicas para esse fim. Não use materiais como arames, pois podem perfurar a mangueira e causar vazamentos.

Outro cuidado em relação à mangueira do botijão é não passar por trás do fogão. O calor em excesso pode danificar o material e, também, causar vazamentos. Por fim, não faça extensões na mangueira, juntando várias partes, por exemplo. A mangueira deve ser única e contínua.

Faça o armazenamento correto do seu botijão

Na hora de armazenar o seu botijão você pode escolher se vai deixá-lo dentro ou fora de casa. O local precisa ser ventilado, protegido da chuva e do calor em excesso, e longe de produtos inflamáveis.

O ideal é respeitar uma distância mínima de 1,5m de interruptores, tomadas e instalações elétricas, além de ralos para escoamento de água.

Não armazene o botijão em posição horizontal

Algumas pessoas têm o hábito de deitar o botijão de gás na esperança de aproveitar todo o gás, principalmente quando ele está perto de acabar. No entanto, esta prática não é recomendada.

Quando o botijão está deitado o gás pode sair pela mangueira aumentando a pressão do produto. Use o botijão sempre na posição vertical até o gás acabar por completo.

Instale o botijão manualmente

Não é necessário usar nenhuma ferramenta para instalar o seu botijão de gás. Use apenas as mãos para isso. Aliás, todas as peças foram elaboradas para que a vedação ocorra de forma manual e de forma eficiente.

Cuidado ao verificar vazamentos

Depois da instalação do botijão de gás é importante verificar se há algum vazamento. Uma dica simples é usar uma esponja com água e sabão na junção do cano com o botijão e, também, na junção do cano com o fogão.

Se surgirem bolhas é sinal de que há vazamento e o botijão deve ser reinstalado. Jamais use o fogo para verificar vazamentos. Essa prática ainda é bastante comum, mas é extremamente perigosa e pode causar explosões.

Se mesmo com a instalação correta o vazamento persistir retire o botijão, leve-o para fora da sua residência e chame a distribuidora de gás. Diante de situações mais graves não hesite em chamar o corpo de bombeiros pelo número 193.

Fonte: Jacomar

Outros posts

  1. Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

    Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

        A Prize participa neste final de semana do maior evento do setor do interior do estado. O Salão do Imobiliário, promovido pelo Secovi Centro Gaúcho com patrocínio da Caixa, reúne excelentes empree...

  2. Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Ao alugar diretamente com o proprietário é preciso ter cautela e tomar alguns cuidados. Confira as dicas que separamos e encontre seu imóvel! Alugar imóveis sem a presença de um corretor ou imobiliár...

  3. Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

    Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

        Sou corretor de imóveis, com 10 anos de trabalho, gestor de equipe, projetista e perito avaliador. Sei o quanto é importante minha atuação frente aos meus clientes, mas acima de tudo, tenho plena...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imoveis Prize

Locação
(55) 98160-6206
Venda
(55) 99919-3400