Saiba como usar a cor do ano na sua casa
Voltar para o blog

Saiba como usar a cor do ano na sua casa

Classic Blue é a cor do ano 2020, segundo a Pantone, empresa que tem o sistema de cores mais famoso do mundo. O tom intenso de azul (que corresponde a referência 19-4052 na cartela) promete fazer sucesso em tecidos, tintas, móveis e objetos. "Uma presença tranquilizadora que instiga calma, confiança e conexão. Associado ao retorno de outro dia, este favorito universal é acolhido confortavelmente", afirmou Laurie Pressman, vice-presidente do Instituto Pantone, ao descrever a cor. Da cozinha ao quarto, passando pelo lavabo, veja alguns exemplos de como usar esse tom na casa.

Cozinha gourmet tem armários em laca azul marinho da Digiovanni Móveis e Marcenaria. Piso de madeira e bancada claros equilibram a cor. (Foto: Divulgação)

1. Marcenaria 
A cozinha foi projetada dentro de um quiosque na área da piscina, onde já prevaleciam os tons de azul e branco. Dando continuidade à linguagem, a arquiteta Barbara Salles escolheu o azul escuro para a marcenaria, e piso de madeira e bancadas claras para equilibrar o ambiente. “A marcenaria tem um design mais clássico, então, optamos por um tom de azul sofisticado e contemporâneo que harmoniza bem com grandes aberturas e as pedras simétricas”, explica.

Os boiseries pintados de azul dão elegância ao quarto (Foto: Reprodução/Pinterest)

2. Boiseries
Os boiseries, como são chamadas as molduras clássicas na parede, enchem de elegância qualquer ambiente. Aqui, pintadas de azul-escuro reforçam o visual clássico. A cama de ferro cria um clima dramático no quarto.

A fachada da casa foi pintada de azul-marinho e exibe piso de ladrilho hidráulico da Dalle Piagge. Paisagismo de Cris Bermudez, balanço da Tidelli e escultura de Eloiza Trindade (Foto: André Klotz / Editora Globo)

3. Fachada
A arquiteta paulistana Marcella Monfrinatti e o administrador mineiro Lucas Trindade dos Reis optaram por uma fachada de impacto nesta casa no Jardim Paulista, em São Paulo. A cor escolhida foi o azul-marinho com aberturas brancas, que virou ponto de referência naquela rua. 

O azul intenso domina o lavabo, com cuba Axor Urquiola, de Patricia Urquiola, na Metalbagno, e espelho da Cecilia Dale. O tamborete Stone é criação de Marcel Wanders para a Kartell. Piso de limestone da Pedras Morumbi (Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo)

4. Lavabo
No apartamento de 210 m², no último andar de um edifício no Morumbi, há um quê de Ralph Lauren, referência ao elegante home style cunhado pelo criador nova-iorquino, que se revela em diferentes tons de azul, presentes, por exemplo, no lavabo. Além das paredes na cor do ano, peças assinadas por designers completam o clima sofisticado. Projeto de Julliana Camargo.

Piso de madeira e ambientes separados apenas por cortinas dão ar teatral ao ambiente. Elas fecham os espaços e as janelas, com tecidos pesados e escuros, como o linho azul-marinho que isola a sala de estar (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)

5. Cortinas
O azul escuro pode se destacar nos detalhes. “Quis algo acolhedor, com piso de madeira e ambientes separados apenas por cortinas”, conta o morador Otávio Dias. Com ar teatral, elas fecham os espaços e as janelas, com tecidos pesados e escuros, como o linho azul-marinho que isola a sala de estar do loft. Projeto do arquiteto Nelson Kabarite.

Estas camas dos anos 1950 têm cabeceira de veludo azul e o mesmo tom serviu de base para a parede neste projeto do arquiteto Paulo Carvalho (Foto: Edu Castello e Lufe Gomes/Casa e Jardim)

6. Paredes
Pintar as paredes com uma cor vibrante faz uma enorme diferença no ambiente. Esta dica é valiosa especialmente se seus móveis forem neutros. O arquiteto Paulo Carvalho escolheu o azul-marinho para o quarto de hóspedes. Ele ousou no tom porque as camas, dos anos 1950, tinham base branca.



Fonte: Revista Casa e Jardim

Outros posts

  1. Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

    Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

        A Prize participa neste final de semana do maior evento do setor do interior do estado. O Salão do Imobiliário, promovido pelo Secovi Centro Gaúcho com patrocínio da Caixa, reúne excelentes empree...

  2. Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Ao alugar diretamente com o proprietário é preciso ter cautela e tomar alguns cuidados. Confira as dicas que separamos e encontre seu imóvel! Alugar imóveis sem a presença de um corretor ou imobiliár...

  3. Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

    Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

        Sou corretor de imóveis, com 10 anos de trabalho, gestor de equipe, projetista e perito avaliador. Sei o quanto é importante minha atuação frente aos meus clientes, mas acima de tudo, tenho plena...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imoveis Prize

Locação
(55) 98160-6206
Venda
(55) 99919-3400