Fitoenergética: conheça 6 plantas que promovem bem-estar e saúde
Voltar para o blog

Fitoenergética: conheça 6 plantas que promovem bem-estar e saúde

Você sabia que as plantas também tem sua própria energia? Sim, elas podem interferir no bem-estar e equilíbrio de um ambiente com suas propriedades vibracionais. Quem discorre sobre isso é a fitoenergética, técnica terapêutica de promoção da saúde que visa o equilíbrio físico e emocional.

“A fitoenergética atua com a concepção básica de que os vegetais podem modificar e gerar influências positivas nos nossos campos energéticos”, afirma a escritora e pesquisadora Patrícia Cândido. “Quando estamos distantes das plantas, estamos distantes da nossa essência", completa ela. 

As plantas podem ser utilizadas individual ou coletivamente por meio da preparação de chás, sucos, temperos, essências e até pela simples disposição no espaço. “As plantas in natura, com galhos ou plantadas, também propiciam a troca de energia nos ambientes”, diz a pesquisadora.

A recomendação da escritora é o uso de sprays ou da vaporização, de forma combinada. O spray deve ser preparado com a infusão normal de um chá e borrifado pelo espaço em até duas horas. No caso da vaporização, a planta deve ser levemente aquecida em um recipiente fechado, depois levado para o local desejado e destampado.

Veja a seguir seis plantas e seus benefícios nos campos emocionais e físicos:

1. Tomilho
O tomilho contribui para o raciocínio lógico, ajudando na organização de objetivos e metas. Ele melhora a comunicação em trabalhos de equipe e aumenta o entendimento entre as partes. No campo físico, a planta ativa a glândula da tireoide e permite sentir o gosto apurado dos alimentos.

De acordo com a fitoenergética, o tomilho contribui para o raciocínio lógico (Foto: Jason Baker/Flickr)


2. Alcaçuz
A função fitoenergética do alcaçuz é relacionada à sabedoria: ela ajuda a exercitar a memória, fixando conhecimentos e aprendizados. Além disso, a planta é recomendada para pessoas que estão enfrentando novos desafios, colaborando para a melhora na percepção e no entendimento das mudanças.

A função fitoenergética do alcaçuz é relacionada à sabedoria (Foto: American College of Healthcare Sciences/Flickr)


3. Centella asiática
A centella asiática pode contribuir para o bem-estar de pessoas estressadas e em um ritmo acelerado, reduzindo a ansiedade. Ela também ajuda a desacelerar a fala, melhorar a dicção e tratar dores de garganta, aumentando a imunidade.

A centella asiática pode contribuir para a redução da ansiedade (Foto: Dhammika Heenpella/Flickr)


4. Guaraná
Para reduzir o desgaste emocional e o mal-estar causado por negatividades, confie nas propriedades da guaraná. Ela gera estabilidade emocional nos momentos de extrema tensão ou incerteza, proporcionando mais tolerância e paciência.

A fitoenergética diz que a guaraná gera estabilidade emocional (Foto: Idesam/Flickr)


5. Melissa
A função fitoenergética da melissa, também conhecida como erva-cidreira, é voltada para relacionamentos, ajudando a superar separações complicadas. Outro benefício da planta é criar conduta de honestidade e eliminar traumas da infância, como medo de aranhas e bichos peçonhentos.

A função fitoenergética da melissa é voltada para relacionamentos (Foto: Wendell Smith/Flickr)


6. Pitangueira
Está em busca de esclarecimentos para dúvidas do cotidiano? Utilize a pitangueira para encontrar saídas e caminhos em momentos difíceis. A planta ajuda a gerar vitalidade e imunidade física e emocional

A pitangueira ajuda a gerar imunidade física e emocional (Foto: mauro halpern/Flickr)


Fonte: Casa e Jardim

Outros posts

  1. Saiba mais sobre o projeto AVF KIDS

    Saiba mais sobre o projeto AVF KIDS

    O PROJETO PÚBLICO-ALVO Meninas e meninos entre 5 a 9 anos; OBJETIVO Familiarizar as crianças com o voleibol através de atividades de reconhecimento do próprio corpo; Exploração de...

  2. Dicas e cuidados com o botijão de gás de cozinha

    Dicas e cuidados com o botijão de gás de cozinha

    É verdade que o botijão de gás não é aquele item mais interessante dentro de uma cozinha. Muitas vezes ele só recebe atenção quando o gás acaba durante o preparo de uma refeição.No entanto, dedicar al...

  3. Conheça a tendência home office

    Conheça a tendência home office

      Transformar aquele quarto extra em escritório pode ser o que faltava para ter um home office. Trabalhar em casa é uma tendência. Confira os pontos positivos e negativos desta nova modalidade de serv...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.