Exercícios físicos para grupo de risco do coronavírus: tudo que você precisa saber
Voltar para o blog

Exercícios físicos para grupo de risco do coronavírus: tudo que você precisa saber

Você já deve estar cansado de ouvir sobre a importância da prática de exercícios físicos durante essa quarentena, que acompanhada de uma alimentação e hábitos saudáveis, pode ajudar a manter sua imunidade lá em cima. Mas ainda resta uma dúvida: qual a indicação para o grupo de risco do coronavírus? “Quando bem estruturada e orientada, a atividade física também é benéfica a este grupo e pode ajudar a atingir e manter o peso corporal ideal, além de manter sob controle alguns fatores de risco como o perfil de lipídios, a resistência à insulina e a hipertensão”, afirma a educadora física Danny Fit, especialista em atividades físicas para idosos, hipertensos, diabéticos e grávidas da Queima Diária.

Além do sistema imunológico, há muitos motivos para estabelecer uma rotina de exercícios físicos, que pode se estender de 15 a 30 minutos por dia, ao menos 3 vezes na semana. Dentre os principais benefícios, vale destacar o aumento da resistência respiratória no desempenho de tarefas específicas, melhora da capacidade funcional do sistema circulatório e da força e flexibilidade dos músculos e articulações, redução do risco de lesões na região lombar, controle de peso, ação positiva sobre os órgãos internos, retardo do processo fisiológico de envelhecimento, diminuição da fadiga, alívio do estresse, estímulo à atividade mental e redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis.

Mas para alcançar tais benefícios, a atividade física deve contar com acompanhamento profissional e respeitar a limitação de cada indivíduo. “Os obesos, por exemplo, devem evitar exercícios de alto impacto, enquanto hipertensos devem controlar a intensidade e idosos necessitam trabalhar equilíbrio, controlando a perda de massa muscular pelo envelhecimento”, explica.

As atividades mais indicadas para o grupo de risco do COVID-19 envolvem o uso do próprio corpo, com exercícios que propõem a melhora do equilíbrio, o fortalecimento muscular, a coordenação motora e o condicionamento cardiorrespiratório.

O pilates ajuda a melhorar coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal (Foto: Getty Images)


“Pessoas com problemas respiratórios devem priorizar atividades que ajudem a melhorar o condicionamento físico, exercícios que exigem um aumento da frequência cardíaca, como o HIIT. Além disso, o yoga pode trazer melhora à função respiratória”, explica Danny. “Já os idosos requerem atividades aeróbicas para condicionamento físico, além de pilates para melhorar coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal. Exercícios de mobilidade e de resistência, com o peso do próprio corpo, estimulam a força e evitam grandes perdas musculares”, completa.


À medida que for evoluindo e se adaptando aos treinos, eles podem ser realizados até 5 vezes na semana, com dois dias de descanso para o corpo se recuperar totalmente do esforço. “Pessoas do grupo de risco devem evitar exercícios extenuantes e sem autorização médica. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade física é necessária autorização do seu médico de confiança”, alerta a educadora física. Outra orientação é evitar exercitar-se em locais poucos arejados e com aglomeração de pessoas,algo já fora de questão durante esta quarentena. E não se esqueça de manter o cuidado com a higiene, limpando colchonetes e aparelhos frequentemente.


Fonte: Casa e Jardim

Outros posts

  1. Prize realiza Semana da Mulher

    Prize realiza Semana da Mulher

    Uma semana especial para homenagear as mulheres. A Semana da Mulher Prize contou com ações contra a violência e happy hour. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Imóveis Prize...

  2. Imóveis Prize completa um ano

    Imóveis Prize completa um ano

    Há um ano realizamos um sonho. Estar no mercado imobiliário com uma proposta diferenciada de atendimento. Ser Prize! Fizemos deste primeiro ano, um ano de inovação com uma equipe especializada...

  3. COMUNICADO: novas regras para emissão de boletos bancários

    COMUNICADO: novas regras para emissão de boletos bancários

    Para mais informações entre em contato pelo telefone: 3026.3400

Imóveis Prize Venda

Prize
55 3026-3400
Plantão Venda
55 99919-3400

Imoveis Prize Locação

55 3026-3400
Plantão Locação
55 98160-6206

Imóveis Prize Venda

Plantão Venda
55 99919-3400

Imoveis Prize Locação

Plantão Locação
55 98160-6206
|