Dicas para calcular o custo de uma reforma
Voltar para o blog

Dicas para calcular o custo de uma reforma

Fazer a reforma da sua casa pode ser bem mais compensador do que realizar uma mudança e ir atrás de um novo imóvel. Contudo, cada passo deve ser cuidadosamente planejado, até para evitar que você gaste mais do que o necessário. 

Defina o escopo do projeto

O básico para montar um escopo é ter um objetivo para a reforma. Não adianta muito comprar os materiais primeiramente e depois ver o que será feito. Quanto menos improviso, melhor. Portanto, coloque no papel os cômodos que serão reformados, os materiais necessários, as cores e outros detalhes importantes. A documentação é importante para evitar que a obra mude de rumo durante a sua execução e, assim, extrapole os gastos previstos.

Divida o projeto em etapas
Se a reforma for muito grande e envolver mais de um cômodo, uma boa saída é dividir o planejamento em diferentes etapas. Funciona como um cronograma para manter uma ordem para cada obra.
Exemplo: primeiro o quarto (15 dias), depois a cozinha (mais 15 dias), depois o teto (1 semana), etc. Aproveite para segmentar os materiais (o que facilita ainda mais), como: 20m² de piso para a obra do quarto, dentre outros itens.

Avalie a contratação de profissionais
Caso você não se sinta muito à vontade para fazer esse planejamento, a consultoria de um engenheiro ou arquiteto poderá ser bastante útil. Os gastos com esse tipo de auxílio podem variar de 5% a 20% do valor total da obra. Ainda assim, é um indicador de segurança para a realização da reforma.

Não comprometa o seu orçamento
Pensando já diretamente no lado financeiro da obra, a primeira coisa a fazer é pesquisar os custos de cada componente da reforma. Materiais de construção, transporte dos materiais, pedreiros, encanadores, pintores e outros profissionais especializados devem ter seus gastos avaliados.
Você pode fazer comparativos com os preços dos materiais em lojas físicas e virtuais ou simular o investimento pela internet, em sites como Arquitecasa e Clickreforma.
Em relação à mão de obra: não avalie os profissionais apenas pela proximidade ou por indicações de amigos. Pesquise o histórico dos profissionais e consulte obras passadas. Dê preferência para conversar com antigos clientes.
Por fim, lembre-se de que é bom evitar que suas dívidas somadas ultrapassem um terço do seu orçamento mensal. Ao fazer uma obra na própria casa, é recomendável suprimir outros gastos e, se preciso, negociar o pagamento da reforma a prazo.



Outros posts

  1. Prize realiza Semana da Mulher

    Prize realiza Semana da Mulher

    Uma semana especial para homenagear as mulheres. A Semana da Mulher Prize contou com ações contra a violência e happy hour. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Imóveis Prize...

  2. Imóveis Prize completa um ano

    Imóveis Prize completa um ano

    Há um ano realizamos um sonho. Estar no mercado imobiliário com uma proposta diferenciada de atendimento. Ser Prize! Fizemos deste primeiro ano, um ano de inovação com uma equipe especializada...

  3. COMUNICADO: novas regras para emissão de boletos bancários

    COMUNICADO: novas regras para emissão de boletos bancários

    Para mais informações entre em contato pelo telefone: 3026.3400

Imóveis Prize

Prize
55 3026-3400
Plantão Venda
55 99919-3400
Plantão Locação
55 98160-6206

Imóveis Prize

Plantão Venda
55 99919-3400
Plantão Locação
55 98160-6206
|