5 Dicas para realizar a vistoria do seu imóvel
Voltar para o blog

5 Dicas para realizar a vistoria do seu imóvel

Prestes a receber as chaves do imóvel? Veja as dicas para vistoria que separamos para você e fique esperto em relação aos seus direitos!

Vai receber seu imóvel novo? Essa é sempre uma data importante, cercada de expectativas, seja pela realização de um sonho, seja pelo investimento que está sendo feito. De qualquer forma, a vistoria de imóvel é parte fundamental desse processo, até para não ter problemas futuros.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para vistorias infalíveis para você saber se todos os itens estão realmente em ordem. Você pode ir sozinho ou levar um engenheiro ou arquiteto, mas o importante é estar bem orientado. No entanto, se o apartamento tiver sido personalizado durante a sua construção, o ideal é ir acompanhado do arquiteto responsável pelo processo.

1 – Como vistoriar meu imóvel?

Antes de mais nada, marque a vistoria para um dia calmo, que você possa dedicar exclusivamente à empreitada. Isso para que você não se deixe levar pela pressa em atender a outro compromisso – nem pela emoção e acabar deixando passar algum ponto importante. Lembre-se de olhar tudo com olhos críticos para que todas as correções e ajustes sejam feitos.

Por outro lado, você vai observar, checar, testar – e para isso o ideal é montar um verdadeiro kit vistoria. Comece com uma cópia do memorial descritivo, que é onde estão listados todos os materiais empregados. Você terá que checar se eles realmente foram colocados de acordo, seguindo as especificações e marcas. Leve também todos os folders e materiais promocionais para servir de material de apoio.

Agora atenção aos itens que você deve levar: adesivos, mangueira e balde, lâmpada e luminária, papel e caneta. Se alguma coisa não estiver funcionando ou não estiver de acordo com o memorial descritivo, anote na sua check-list e cole uma etiqueta no item do apartamento.

Lembre-se que a vistoria de imóvel é a sua garantia de que está levando o que está pagando e foi acordado.

2 – Teste as instalações elétricas e não se esqueça da hidráulica

Geralmente nos apartamentos novos o medidor de energia ainda não está instalado. Se for o caso, deixe claro no relatório que a instalação elétrica não foi testada e o porquê. No entanto, isso não impede que você cheque outros itens.

Abra o quadro de disjuntores e verifique se todos estão devidamente identificados. Veja também se todas as tomadas, interruptores e pontos de energia que estavam no projeto foram devidamente instalados.

Se a energia já estiver sido ligada, teste os pontos com a luminária. Se os soquetes já estiverem no lugar, teste-os com a lâmpada que você está levando. Não esqueça de testar também o interfone.

A rede hidráulica também deve ser averiguada. Para isso, abra todos os registros e torneiras e veja se a água está com bom escoamento. Essa é a hora para reparar também no nível da bancada: se ela estiver torta a água se acumulará em algum canto.

Repare também no caimento do piso para os ralos. Pegue o balde ou a mangueira e jogue água: ela deve ir em direção ao ralo. Jogue água também diretamente no local para observar se ele não está entupido. Depois acione a descarga do vaso sanitário e observe se ela está escoando bem e se há alguma vazamento.

3 – Dicas para vistoria de janelas, portas e esquadrias

Elas também são itens importantes a ser checado. Todas as portas da casa devem ser abertas e fechadas para ver se não estão prendendo no piso e se as maçanetas, trincos e fechaduras estão fechando e abrindo sem problemas. Teste também todas as chaves da casa.

Faça o mesmo com as janelas e observe se os vidros não estão arranhados, manchados ou se há respingo de tinta. Nas esquadrias não deve haver nenhum ponto de ferrugem ou pintura descascada ou danificada de qualquer forma.

Veja também se não há vazamento nas esquadrias que possa gerar problemas em dias de chuva. Para isso, a dica é fechar todas as venezianas, deixando o cômodo no escuro. A presença de algum ponto de luz com maior intensidade indica falha na vedação.

4 – Revestimentos, rejuntes, pisos e azulejos

Avalie visualmente se não há rachaduras, manchas ou trincas nos pisos e nos azulejos. As peças devem estar bem colocadas sem desníveis ou descontinuidade e com coloração uniforme. O rejunte também deve estar claro e uniforme. Marque os pontos de correção com adesivos.

Pegue um cabo de vassoura e bata na cerâmica para avaliar o contra piso. Se houver algum ponto com som cavo ou oco, é sinal que o revestimento perdeu ou está perdendo a aderência com o substrato. Além de indicar um provável descolamento da peça no futuro, ela também fica menos resistente a impacto podendo quebrar com mais facilidade.

5 – Pintura, textura e gesso: não deixe passar nada

As paredes devem estar lisinhas e uniformes, sem manchas nem rachaduras. Se houver textura, veja se não há falhas no padrão. Sancas e rebaixamentos em gesso também devem estar perfeitos, sem irregularidades. Nos pontos de correção, coloque um adesivo para chamar a atenção, fotografe e anote no check-list.

Lembre-se que todos os reparos devem ser solicitados antes da entrega das chaves e que a construtora tem até um mês para fazer os reparos. Depois você deverá fazer uma nova vistoria e, estando tudo correto, assinar um “aceite” do imóvel com um termo de que não há qualquer pendência de correção.

Se ainda assim você descobrir alguma falha grave que não estava aparente durante a vistoria, reclame formalmente pedindo a solução do problema.

Fonte: Imóvel Web

Outros posts

  1. Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

    Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

        A Prize participa neste final de semana do maior evento do setor do interior do estado. O Salão do Imobiliário, promovido pelo Secovi Centro Gaúcho com patrocínio da Caixa, reúne excelentes empree...

  2. Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Ao alugar diretamente com o proprietário é preciso ter cautela e tomar alguns cuidados. Confira as dicas que separamos e encontre seu imóvel! Alugar imóveis sem a presença de um corretor ou imobiliár...

  3. Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

    Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

        Sou corretor de imóveis, com 10 anos de trabalho, gestor de equipe, projetista e perito avaliador. Sei o quanto é importante minha atuação frente aos meus clientes, mas acima de tudo, tenho plena...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imoveis Prize

Locação
(55) 98160-6206
Venda
(55) 99919-3400