Dicas para quem vai Alugar um Imóvel pela Primeira Vez
Voltar para o blog

Dicas para quem vai Alugar um Imóvel pela Primeira Vez

Hoje em dia são muitos os motivos que levam uma pessoa a alugar um imóvel, sejam eles a busca por independência, estudar, aproveitar novas oportunidades de trabalho, um recomeço ou então o início de uma vida a dois.

Ao alugar um imóvel devemos estar totalmente atentos a todas as questões envolvidas como a estrutura do imóvel, espaço, se já está mobiliado ou não, localização, distância que o imóvel se encontra do lugar que estudamos ou trabalhamos, a infra-estrutura que o bairro e os seus arredores oferecem e até mesmo o perfil da vizinhança que irá nos cercar, uma vez que a escolha do imóvel irá interferir diretamente na sua vida.

Portanto, se essa é a primeira vez que você aluga um imóvel, continue lendo esse conteúdo e saiba como, de fato, ter sucesso no seu primeiro aluguel.

Mas, afinal, como alugar o imóvel ideal? É tão difícil como parece?
Para fazer a escolha certa, principalmente se você irá alugar um imóvel pela primeira vez, é importantíssimo se atentar e, claro, seguir nossas dicas dadas a seguir.
 
1. Na ponta do lápis
Coloque na ponta do lápis todos os gastos que você terá com o imóvel e analise o seu custo-benefício. Uma coisa extremamente necessária é verificar e somar todas as despesas direta e indiretamente ligadas ao imóvel.
Certifique-se das despesas que terá que assumir além do aluguel, como IPTU, seguro incêndio, condomínio e some as despesas que terá com o gasto de combustível ou passagem de ônibus/metrô, por exemplo, para se locomover aos lugares que você vai freqüentemente como o trabalho e a escola.
Pode até parecer bobagem, mas analisar o custo-benefício pode fazer com que você se livre de dores de cabeça e arrependimentos futuros.
 
2. Sempre solicite um contrato
Ele será o responsável por garantir respaldo às duas partes caso alguma regra não seja cumprida.
Neste contrato deve haver informações como o valor do aluguel, as taxas que serão de responsabilidade do inquilino, tempo de duração do contrato, dados da vistoria, além das penalidades a serem aplicadas caso haja o descumprimento de alguma cláusula descrita no contrato.
 
3. Realize uma vistoria antes de fechar o contrato
Ao alugar um imóvel você tem direito de realizar uma vistoria antes de pegar as chaves, por isso, se valer de algumas ferramentas como fotos e vídeos, pode lhe dar maior segurança na hora de alugar seu primeiro imóvel.
A vistoria deve ser realizada a fim de identificar possíveis defeitos como pintura danificada, itens que estejam quebrados ou apresentando falhas causadas pelo antigo morador. Já os problemas ocultos como na fiação elétrica e na rede hidráulica, que só são passíveis de serem identificadas após uso contínuo, devem ser notificados de acordo com o tempo estipulado pelo contrato.
É importante lembrar que os danos causados por mau uso durante sua estadia no imóvel são de sua responsabilidade e deverão ser consertados para que haja a devolução do imóvel.
 
4. Tenha paciência
Esta é uma dica de ouro, que fará toda a diferença na hora de alugar o seu primeiro imóvel.
Exceto em alguns casos específicos, alugar um imóvel não é uma decisão tomada da noite pro dia, e devido a todas as circunstâncias envolvidas, é essencial que se tenha paciência, para que consiga encontrar a casa que mais se encaixe dentro do perfil traçado por você, atendendo as suas necessidades, e assim evitando frustrações futuras, devido decisões tomadas sem a devida atenção e análise necessária.
Além disso, por conta do atual cenário econômico, ter paciência pode garantir que você encontre o imóvel perfeito, por um preço ideal pra você.

Conclusão: Boa sorte na locação do seu primeiro imóvel!

Para que se tenha sucesso total na locação de um imóvel, seja pela primeira vez ou não, é essencial que todas essas dicas sejam seguidas, garantindo assim tranquilidade, economia e certeza da melhor escolha sempre.
Precisa de ajuda para alugar seu primeiro imóvel?

A Prize te ajuda! Nos chame no Whats (55) 9 9919.3400

Outros posts

  1. Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

    Veja os imóveis Prize para o Salão Imobiliário

        A Prize participa neste final de semana do maior evento do setor do interior do estado. O Salão do Imobiliário, promovido pelo Secovi Centro Gaúcho com patrocínio da Caixa, reúne excelentes empree...

  2. Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Veja Detalhes para Prestar Atenção ao Alugar Direto com o Proprietário

    Ao alugar diretamente com o proprietário é preciso ter cautela e tomar alguns cuidados. Confira as dicas que separamos e encontre seu imóvel! Alugar imóveis sem a presença de um corretor ou imobiliár...

  3. Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

    Vale a pena contratar um Corretor de Imóveis

        Sou corretor de imóveis, com 10 anos de trabalho, gestor de equipe, projetista e perito avaliador. Sei o quanto é importante minha atuação frente aos meus clientes, mas acima de tudo, tenho plena...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imoveis Prize

Locação
(55) 98160-6206
Venda
(55) 99919-3400